sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Mercado de Trabalho

Matéria extraída do site elainechen1.
____________

Estude inglês ou francês e prepare-se para o mercado de trabalho antes de imigrar.



Os imigrantes que se estabelecem no Canadá tendem a se estabelecer nas cidades metropolitanas de Toronto, Montreal e Vancouver.

As cidades de médio porte também têm uma boa procura devido a melhor qualidade de vida. Uma grande vantagem é que as cidades oferecem uma boa infra-estrutura de serviços públicos e privados e uma população multi-étnica. A questão de se estabelecer no campo ou na cidade dependerá da sua qualificação profissional, abertura de oportunidades e adaptação pessoal ao ambiente. Visite os websites das províncias e territórios canadenses para saber qual a melhor opção para as suas necessidades.

O mercado de trabalho canadense é bastante competitivo e desafiador para os imigrantes. Exige paciência, perseverança e preparo psicológico para retornos não imediatos.

Muitos imigrantes se surpreendem com os diversos tipos de trabalho considerado básicos,de sobrevivência e voluntários que lhe são oferecidos no Canadá. Isso faz parte do processo de adaptação, pois o grau de exigência para a língua inglesa é alto e demorado.

Para os (as) brasileiros (as) que não são cidadãos (as) canadenses ou residentes permanentes, é exigida uma licença para trabalho. Geralmente os casos mais comuns são pessoas refugiadas , membros ou dependentes de um time esportivo no Canadá, artistas, estudantes legais no Canadá (verifique os casos especiais nem todos podem trabalhar) e dependentes de diplomatas, de funcionários governamentais de paises estrangeiros, de militares entre outros.

Antes de tudo, estude o inglês ou o francês por longo prazo para depois imigrar. Algumas profissões exigirão que você não só apresente seus certificados e diplomas, mas também passe por um processo de avaliações e testes de nivelamento. Muitas vezes é necessário até refazer cursos de graduação. Um fator que ajuda na busca de melhores empregos é ter suas credenciais profissionais avaliadas e comparadas com o sistema educacional canadense.(Não há garantias de sucesso porém não custa tentar). Verifique maiores informações no site do governo canadense no setor de recém chegados: International Education Assessment Services in Canadá e Employment in Regulated Professions and Trades.

O requerimento para validação de diploma pode ser feito on line no site: www.adm.utoronto.ca/ces/ ou pessoalmente no campus da Universidade de Toronto - Comparative Education Service ou WES (World Education Services)http://www.wes.org/ca.

Para verificar as profissões regulamentadas no país visite: http://www.cicic.ca/professions/indexe.stm (Canadian Information Centre for International Credentials) ou canalliance.org (Alliance of Credential Evaluation Services in Canada)

Em Quebec: www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/anglais/education-report.html

Se o seu objetivo e abrir um novo negócio prepare-se para estudar as normas canadenses para desenvolvimento de negócios.

Alguns sites com boas informações sobre o mercado de trabalho e abertura de negócios:

Um alerta importante para todos os imigrantes: se possível, traduza e tire cópia de seus documentos pessoais e profissionais para o inglês ou o francês antes de chegar ao Canadá.

Caso não seja possível, você poderá conseguir este serviço gratuito no Ministério da Cidadania.

Essa recomendação é apenas preventiva, pois os serviços de tradução e fotocópias são caros no Canadá.



____________


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário