quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Começando pelo começo! - Parte 2


Dando entrada na papelada
Passaporte


Depois de assinar o contrato com a agência, demos início ao pedido do passaporte.
Entramos no site da Polícia Federal e demos entrada na emissão do passaporte. Imprimimos a guia GRU para efetuar o pagamento e agendamos o atendimento, o que pode demorar dependendo da cidade em que você se encontra.
Essa parte é tranquila. Você tem que separar alguns documentos e esperar a data do atendimento. Feito isso, é só esperar o azulzinho.

Vistos

Estamos nessa etapa. Separamos a papelada e iremos dar entrada no visto Americano o mais breve possível. Por que o Americano? Bom, primeiramente porque a divisa dos EUA é pertinho de Toronto, e obviamente que iremos dar um pulinho por lá e também porque a escola de inglês em que estamos matriculados (e muitas outras também), sempre faz excursões para Nova York, então, é bom ter esse visto em mãos, ou melhor, no passaporte! Segundo, porque talvez compraremos passagens aéreas com escala em Nova York ou Miami, e é mais um motivo para já termos o visto. Mas isso é assunto pra mais tarde.

A documentação para dar entrada no visto Americano, você encontra aqui. O valor da taxa é aproximadamente R$480,00 (a agência dá entrada no pedido do visto por você e acompanha todo andamento do processo). Além da documentação é necessário o preenchimento dos formulários e enviá-los via internet, e aguardar a entrevista.

De acordo com a nossa agência, o visto americano tem a duração de 10 anos, podendo assim já dar entrada no pedido, mesmo faltando 9 meses para a nossa viagem, já o canadense não, ele tem a duração de 1 ano (visto com permanência superior a 6 meses), sendo assim, temos que dar entrada nele o mais perto possível da nossa viagem.
A documentação necessária para dar entrada no visto Canadense com permanência superior a 6 meses, clique aqui. Para o visto canadense não é necessário passar por uma entrevista, como o americano, sendo mais rápido em alguns casos. O valor da taxa é aproximadamente R$400,00.

Quem vai custear a viagem?

Se você não tem como custear a viagem, ou ganhou de presente, ou a família irá fazer uma "vaquinha" para realizar o seu sonho, o procedimento é "simples". Deve-se anexar documentos que comprovem os recursos financeiros de quem irá custear a viagem, juntamente com uma carta declarando que irá arcar com todas as despesas decorrentes da viagem durante sua permanência no Canadá. Esta deverá ter a assinatura reconhecida em cartório. Junte essa documentação com a sua e pronto!


Modelo de carta custeio 
Essa carta custeio foi elaborada por mim. 


Carta Custeio


Eu, Fulano de Tal da Silva, portador da cédula de identidade nº ...... e CPF nº ......, residente e domiciliado à rua João das Couves, 370, no Bairro Moranguinho do Nordeste, em Jardim do Édem, no estado de São Paulo, Brasil; declaro para os devidos fins ser o responsável financeiro de todas despesas decorrentes da viagem a ser empreendida por minha filha, Fulaninha de Tal da Silva, RG....e CPF ....; cujo destino será Toronto - Canadá, cursar inglês na escola TAL, com o pacote de estudo e trabalho durante o período de julho/2012 a janeiro/13. Anexo comprovação de rendimentos financeiros conforme solicitação. Coloco-me à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

São Paulo, data
 Assinatura



______
Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário