terça-feira, 13 de setembro de 2011

Começando pelo começo! - Parte 1





Nosso primeiro passo foi definir o local da viagem. Por que o Canadá? 


1º -  porque o Canadá é um país encantador, desenvolvido, considerado um dos melhores lugares do mundo para morar.
2º - baixo índice de desemprego, analfabetismo, criminalidade. 
3º - É um país rico economicamente e em beleza. 
4º - O salário mínimo é 5 vezes maior que o do Brasil. 
5º - O sistema de transporte funciona quase que perfeitamente.
6º - É um país multicultural. 
7º - As estações do ano são bem definidas, podendo as temperaturas variar entre -30º a +40º em determinadas localidades. 
8º - Ótimo para se fazer compras, além de também estar ao lado dos Estados Unidos.
9º - É um país organizado, cuja a própria população tem a consciência de seus deveres como cidadãos, respeitando as leis.
10º - São super simpáticos com estrangeiros, em especial brasileiros.

Bom, definido o país, qual o Estado e Cidade? 

No Canadá existem cidades belíssimas, gerando assim muitas indecisões! 
Mas como nosso objetivo é estudar e trabalhar, preferimos uma cidade com melhores oportunidades de emprego, nesse caso Toronto em Ontário seria a melhor opção.

Quem prefere um lugar com um clima de mais fácil adaptação, sugiro Vancouver, não é tão frio no inverno. Se quiser um lugar mais para turismo, com belíssimas paisagens, sugiro Victoria.
Sugiro também pesquisar o custo de vida da cidade em que você escolher e se programar.

Agora que decidimos o Estado e a Cidade, qual o próximo passo?


Pesquisando Agências de Intercâmbio

Ficamos na dúvida entre irmos por nossa conta ou contratar o serviço da agência. O que sanou a nossa dúvida foi o simples fato de termos à disposição assistência 24horas em um país desconhecido, tendo pessoas que podem nos orientar e resolver eventuais problemas, que poderiam nos gerar uma grande dor de cabeça por sermos pegos desprevenidos. Não deixa de ser uma comodidade necessária. Eles nos orientam passo a passo no processo que antecede a viagem e no posterior.

Esse é um passo importantíssimo. Se fizer a escolha errada, pode prejudicar todo o progresso da viagem, gastar dinheiro desnecessário, além de ser uma preocupação a mais na hora do sufoco, ou seja, quando você realmente iria precisar dela!

No mercado existem inúmeras agências renomadas e caras, esse é o problema! No nosso caso, precisamos economizar em tudo e cada centavo conta, por isso pesquisamos muito para não jogar dinheiro fora, pois os orçamentos feitos em inúmeras agências, variavam grotescamente! Então, acho que é uma escolha pessoal, de acordo com suas necessidades e possibilidades. 

Viajar por quanto tempo?

Essa pergunta é muito pessoal, varia muito de acordo com a possibilidade financeira e a vontade. 
Nesse ponto a agência ajuda muito, pois possui diversos pacotes onde é só escolher aquele que se adapta com o seu querer.

Nós escolhemos passar 6 meses, sendo 3 meses de estudo de inglês voltado para negócios + 3 meses de trabalho. 
Escolhemos seis meses por ser o tempo que julgamos necessário para a adaptação e não muito longo caso sintamos uma saudade desesperada de casa. Agora, se gostarmos realmente da experiência e quisermos prolongar nossa estada no país, temos algumas cartas na manga!

Quando viajar?

Essa resposta definirá praticamente tudo! Se a viagem for daqui a 1 ano, você terá 12 meses para pagar a agência e economizar um dinheirinho, além de colocar a vida em ordem resolvendo detalhes que vão surgindo. Particularmente acho 12 meses o período ideal para programar uma viagem desse porte, só que o problema é a ansiedade, pois parece que os dias não passam! Eu que o diga! Faltam 9 meses e 2 semanas para embarcamos nessa grande aventura!

Que tipo de acomodação?

Existem algumas opções:
- host family (casa de família) 
- albergues
- alugar apartamento
- casas de agências de intercâmbio (algumas agências têm essa opção)
- hotel 
- residência estudantil 

Nós optamos pela host family, por ser uma casa acolhedora com pessoas que fazem geralmente nos sentir em casa! Achamos que seria mais cômodo, pois a host family oferece conforto, 1 a 2 refeições por dia, internet, etc.. A agência também pode te indicar e orientar em relação à escolha da melhor família pra você.


Agora o próximo passo é separar e preencher a papelada. Passo a passo no próximo post!
Até.



Nenhum comentário:

Postar um comentário