quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Venda de cães e gatos passa a ser proibida em pet shops em Toronto

Fazendo minha leitura diária do site oitoronto, quão maravilhada fico ao ler esse destaque. Quem me conhece sabe que defendo com unhas e dentes qualquer tipo de animal e fico horrorizada ao ver o descaso desse assunto no nosso país. Quem sabe um dia o Brasil descubra que " a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" (Mahatma Gandhi ).  É claro que proibir a venda desses animais em pet shops não irá solucionar completamente os problemas relacionados aos maus tratos, proliferação de doenças, procriação descontrolada sem acompanhamento veterinário, etc, mas tendo em vista que muitos pet shops não se preocupam com o bem estar da vida de um animal indefeso e dependente de cuidados, visando apenas o retorno financeiro, com certeza já é um grande passo! 

__________

Venda de cães e gatos passa a ser proibida em pet shops 


Uma lei que proíbe a venda de cães e gatos em pet shops foi aprovada ontem (21/09) em Toronto. Os conselheiros votaram de forma unânime a favor da nova regra, alegando ser um passo importante para acabar com os maus-tratos contra os animais.

http://www.flickr.com/photos/yukariryu/
A partir de agora quem quiser comprar cães e gatos deverá recorrer a canis registrados, abrigos para animais de estimação ou organizações contra o sofrimento de animais, como a Human Society. A nova lei foi criada com o objetivo de combater a crueldade contra cães e gatos.
Alguns pet shops de Toronto recebiam animais de criadouros clandestinos, onde cães e gatos são criados para procriação, visando lucro financeiro. Segundo a Ontario SPCA (Sociedade de Prevenção de Crueldade Contra Animais de Ontário, na sigla em inglês), muitos desses animais são presos em gaiolas pequenas durante a vida inteira e frequentemente sofrem de várias infecções e doenças causadas por parasitas.
“Eu acredito que esse seja um dia maravilhoso na cidade de Toronto para qualquer um que ame gatos, cachorros, filhotes e quer assegurar que seus animais sejam bem tratados. As pessoas deveriam comprar esses animais de fontes legítimas e eu acho que a lei tem esse propósito”, disse em uma coletiva de imprensa o conselheiro Glenn De Baeremaekre, que propôs o projeto de lei em maio desse ano. “Isso deverá evitar que consumidores comprem animais vindo de criadouros, muitas vezes doentes, que necessitam de tratamentos caros e terminem sofrendo eutanázia”, completou.
Apesar de boa parte dos pet shops de Toronto não venderem mais cães e gatos, ainda existem lojas que comercializam esses animais de estimação. John Emmanouil, gerente do pet shop Marta’s Pet and Aquaria, disse em entrevista ao OiToronto que sua loja vende gatos que são doados por pessoas que vivem no bairro. Segundo ele, a nova lei está indo na direção errada e irá solucionar apenas uma pequena parte do problema. “Hoje em dia, a maioria das pessoas compram animais de estimação on-line e se não podem comprar em Toronto, vão até Mississauga, Vaugh ou até Hamilton. Na minha opinião essa lei foi criada apenas para agradar alguns grupos fanáticos de proteção aos animais”, disse ele. “Os gatos que recebo passam por uma inspeção, incluindo a availação de veterinários. Eu vacino, faço a vermifugação e só então coloco eles à venda. O que serão desses gatos a partir de agora que eu não posso vendê-los? Irão parar em gaiolas da Humane Society e canis públicos e se não forem adotados, terminarão sendo eutanizados”, afirmou.
Toronto é a segunda cidade do Canadá a banir a venda de cães e gatos em pet shops. A primeira foi Richmond, na Colúmbia Britânica, que vetou a comercialização de cães em lojas de bichos de estimação no ano passado. As lojas que insistirem em vender esses animais, correm o risco de perderem a licença e serem fechadas.
POR  / EMAIL
22 SET 2011



Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário