quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Transporte em Toronto


Navegando por esse site, encontrei um texto muito bom falando sobre o transporte em Toronto. 

Vale a pena dar uma lida.  E não deixe de assistir o vídeo ao final do post.

____

Transporte em Toronto



Aeroportos

Toronto é uma cidade muito bem interligada com o resto do mundo: por via terrestre para os visitantes que chegam de outras zonas do país ou dos Estados Unidos (de carro ou de trem) e por via aérea, para os que vêm de outros continentes.
O aeroporto internacional Toronto Pearson está situado a oeste de Toronto, em Mississauga, a 27 quilômetros do centro da cidade. Esse aeroporto está interligado a Toronto por meio de um serviço de ônibus chamadoExpress Bus, que oferece uma rota direta entre o aeroporto e o centro da cidade.
Toronto City Centre Airport é o aeroporto secundário da cidade, estando situado em uma das ilhas de Toronto. Como está situado muito próximo ao centro, esse aeroporto está muito bem conectado à rede de transporte público da cidade. No entanto, somente opera com voos privados.
Para os que viajam vindos de outras partes do país ou do país vizinho, os Estados Unidos, o sistema de trens de Toronto é uma excelente opção, oferecendo um serviço de alta qualidade. Operado pela empresa Via Rail, o sistema ferroviário do Canadá oferece conexões com outras cidades canadenses, como Vancouver ouMontreal, e com lugares de interesse turístico, como asNiagara Falls (Cataratas do Niágara). Também oferece conexões com várias cidades dos Estados Unidos. A principal estação de trens da cidade é a Union Station, situada na Frank Street.

Transporte Público

A forma mais prática de locomover-se pelo centro da cidade de Toronto é a pé. Uma das características que o visitante logo vai perceber em Toronto é que se trata de uma cidade extremamente limpa, contando com uma política ambiental que tenta evitar as causas da poluição. Por essa razão, o governo da cidade investe muito na melhoria e na manutenção da rede detransporte público, além de oferecer muitas facilidades para o uso da bicicleta como meio de transporte.
Toronto também é uma cidade pioneira no uso doUnderground Path (caminho subterrâneo). São 27 quilômetros que protegem os pedestres contra o frio e a neve durante o inverno e também contra o calor do verão. Nesses corredores subterrâneos você encontrará uma enorme quantidade de lojas e serviços, além de ser uma forma muito rápida de ir de um lugar a outro.
Esse emaranhado de vias subterrâneas conta com mais de 1.200 lojas dos mais variados tipos. Além disso, um excelente sistema de sinalização indica onde se encontram os principais hotéis, edifícios culturais e atrações turísticas da cidade. O Underground Path dá acesso a mais de 50 edifícios estabelecimentos comerciais das ruas de Toronto.
Se você optar pela utilização do transporte público, a companhia de transportes de Toronto, cuja sigla, em inglês, é TTC, oferece uma ampla rede de serviços de metrô, ônibus e bondes. O metrô de Toronto é o meio de transporte mais utilizado, contando com quatro linhas que levam a um total de 69 estações. Durante a noite, o transporte é coberto pelo serviço de ônibus noturnos da cidade.
O acesso aos subúrbios está baseado nos serviços de trens e ônibus, operados pelo governo de Ontário, por meio da GO-Transit. Outra opção muito confortável, embora não tão econômica, é locomover-se pela cidade por meio do serviço de táxi.
Como na maioria das grandes metrópoles do mundo, em Toronto você também encontrará um serviço de ônibus turísticos que passa pelas principais atrações turísticas da cidade, permitindo que você suba e desça quantas vezes desejar. Outra alternativa é utilizar os serviços de barcos e ferryboats que navegam pelo lago Ontário. 
______
Sinceramente acho que vou começar a gostar de andar de ônibus e metrô! 
Vale a pena conferir também as tarifas para se programar financeiramente de acordo com a rotina que você pretende ter:


Tarifas (adulto)
Bilhete único: CA$ 3,00
5 bilhetes: CA$ 12,50
10 bilhete: CA$ 25,00
Passe mensal: CA$ 121,00
Passe semanal: CA$ 36,00



Tarifas (estudante)
Bilhete único: CA$ 2,00
5 bilhetes: CA$ 8,25
10 bilhete: CA$ 16,50
Passe mensal: CA$ 99,00
Passe semanal: CA$ 28,00



Mais informações aqui.




______________________

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário